Cidades

Rosto de 'Dona Hermínia' é pintado em painel de Icaraí, Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Rosto de 'Dona Hermínia' é pintado em painel de Icaraí, Niterói
Artista pintou rosto da personagem do artista Paulo Gustavo, morto no início deste mês. Foto: divulgação

O artista plástico, IPO, 57 anos, aproveitou o último fim de semana para prestar uma homenagem ao ator Paulo Gustavo. Ele pintou em uma caixa de luz que fica no calçadão da Praia de Icaraí, em Niterói, a personagem dona Hermínia no tubo de imagem de uma TV com a legenda “Rir é  um ato de resistência”.

IPO que é natural do Maranhão, mas está no Rio de Janeiro há mais de 35 anos, contou com a parceria da sobrinha, Maria Clara Machado, 24 anos, moradora de Niterói, surda e estudante do sexto período do curso de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Utilizando a técnica do stencil para fazer o grafite, ele conta que durante a semana passada estudou o melhor projeto para o local.  

“Desde 2018 que eu e minha sobrinha sempre pintamos aquela caixa de energia e usamos temas da fauna marinha. Dessa vez ela sugeriu uma homenagem a Paulo Gustavo e eu adorei a ideia. Por ser num formato retangular, imaginei uma tela de televisão, ambiente que Paulo Gustavo tinha total domínio”, conta ele.

IPO pintou recentemente um painel em homenagem a Tia Ciata, na Pedra do Sal, no Rio de Janeiro. Ele trabalha na TV Globo, produzindo cenários para programas, novelas e séries.

Segundo ele a empatia dos niteroienses pelo trabalho foi imediata e durante todo o dia. Muita gente usou a arte como cenário para fotografar e homenagear Paulo Gustavo, como o caso da médica Simone Rodrigues Marins que registrou em suas redes sociais.

“A obra estava sendo acabada naquele instante que eu passava. Registrei os artistas e as tintas ainda espalhadas. Mas o que precisa eternizar e se materializar são as mensagens deixadas: “Rir é um ato de resistência!”, “Amar é ação!” “Amar é arte!”, registrou ela.

< Covid-19: mais de 14,5 milhões de pessoas estão recuperadas no Brasil Após aprovação de MP, Câmara debate privatização da Eletrobras <